Na condição de presidente da Comissão de Educação do Legislativo, Ishy ressaltou a importância de um planejamento eficiente e integrado entre Estado e Município. O objetivo, segundo ele, deve ser não apenas a criação de novas vagas, mas também a redução da evasão escolar em Dourados. “Sabemos que é impossível resolver tudo de uma hora para outra, mas somente com diálogo e alinhamento político podemos encontrar soluções para as questões urgentes da Educação”, afirmou.
O parlamentar também defendeu maior diálogo com a gestão municipal e a implementação de políticas públicas com metas de curto, médio e longo prazo. “Hoje, as escolas estaduais estão quase todas reformadas, inclusive com ensino integral. Já nas escolas municipais, a realidade é outra: salas superlotadas, problemas estruturais, falta de climatização, entre outras dificuldades”, destacou.
Ishy também cobrou a convocação dos candidatos aprovados no concurso público, lembrando que muitos educadores aguardam para serem efetivados. O secretário Daher informou que recentemente foram convocados 142 professores e que o prazo de validade do concurso foi prorrogado até junho de 2026. “Sabemos que ainda há profissionais esperando para serem chamados, mas essas convocações ocorrem conforme a disponibilidade de vagas”, explicou o secretário.
O vereador também ressaltou a importância de debater os Planos de Educação municipal e estadual. Em resposta, o secretário se colocou à disposição da Comissão para discutir e alinhar ações nessa área.
Além dos vereadores, o encontro contou com a presença do secretário-adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Junior.